Bolsas apoiam formação na área da dor

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor entregou três bolsas de apoio à formação na área da dor, no passado dia 17 de Outubro,  na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Luta Contra a Dor, que se assinala nesse dia.

Belinda Oliveira, Marta Osório de Matos e Ana Pereira são as laureadas destas bolsas patrocinadas e inteiramente suportadas financeiramente por esta sociedade científica, no valor de dois mil euros, cada.

Na vertente da ciência básica, a bolsa foi entregue a Ana Pereira, bióloga e aluna de doutoramento no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Ciências da Vida, da Universidade do Minho, que fará um estágio no Instituto de Biomedicina da Universidade de Helsínquia. Este estágio permitirá a realização de estudos de eletrofisiologia no córtex infralímbico, de forma a avaliar o papel de um recetor de glutamato no processamento da dor inflamatória a nível cortical.

Na vertente clínica foi laureada Belinda Oliveira, anestesiologista no Serviço de Anestesiologia do Hospital de Braga, que estagiará no St. George´s Hospital, na Grã-Bretanha. Com este estágio irá aprender as técnicas e procedimentos de controlo da dor como a neuromodulação periférica, neuroestimulação, radiofrequência e ecografia em medicina da dor.

Ainda na vertente clínica foi entregue uma bolsa a Marta Osório de Matos, psicóloga e aluna de doutoramento no Instituto Universitário de Lisboa, que estagiará no Health Psychology Department of Experimental-Clinical and Health Psychology, da Universidade de Ghent, na Bélgica. O estágio possibilitará a aprendizagem de metodologias de investigação na área das dinâmicas interpessoais da dor crónica.

O Júri foi constituído por João Silva Duarte (diretor do serviço de anestesiologia do Hospital de Setúbal), Fani Neto (Professora do departamento de biologia experimental da FMUP e IBMC), Miguel Casimiro (neurocirurgião do Hospital Egas Moniz), Maria Moura (diretora da Unidade de Psicologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa) e Ana Leonor Alves Ribeiro (professora coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto). Para mais informações consulte: www.aped-dor.org