Mais de 70 deputados assinam pelo Movimento2020



MAIS DE SETENTA DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ASSINAM LIVRO DE COMPROMISSO DO MOVIMENTO 2020

Dia Mundial da Alimentação celebrado em todo o país, com passagens
pela Bolsa de Valores e pela Assembleia da República


O Movimento 2020 (M2020), da responsabilidade Associação Portuguesa de Dietistas (APD), celebrou ontem o Dia Mundial da Alimentação com ações em todo o país, destacando-se as presenças na Bolsa de Valores de Lisboa e na Assembleia da República.

Toque do sino na Bolsa Portuguesa

Logo pela manhã, Zélia Santos, Presidente da APD, acompanhada por Luís Laginha de Sousa, Presidente da Euronext Lisbon, tocou o sino que simbolicamente abriu a negociação na Bolsa Portuguesa: http://www.bolsadelisboa.com.pt/

Após a cerimónia, foi servido um pequeno-almoço nutricionalmente equilibrado, durante o qual a Euronext e o Movimento 2020, através de diversos especialistas, como Cristina Ribeiro, médica e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Rute Borrego, dietista e membro da Direcção da Associação Portuguesa de Dietistas, Patrícia Olas, diretora da GERTAL, apresentaram os 20 desafios incluídos no seu manifesto e abordaram as vantagens, para a economia nacional, dessa adopção.

Já Luís Laginha de Sousa explicou que a Bolsa Portuguesa entende a área da alimentação como sendo de “enorme relevância em termos económicos” visão que se conjuga com os novos instrumentos (contratos de futuros) que disponibiliza para o sector agrícola, fundamentais para gerir o risco, “tornando menos incerto lucros e despesas”.

A Euronext tem contratos que incluem a entrega física dos produtos”, ou seja, “instrumentos financeiros ligados à economia real” e que necessitam de ser comunicados aos produtores.

Durante o pequeno-almoço, Luís Laginha de Sousa assinou o livro de compromisso do Movimento 2020.




Mais de 70 deputados assumem compromisso com o Movimento 2020

Após a ação na Bolsa Portuguesa, o Movimento 2020 esteve na Assembleia da República onde, ao longo do dia, contactou com deputados de todos os grupos parlamentares.

Mais de setenta eleitos de todos os partidos, assinaram o livro de compromisso do Movimento 2020, associando-se aos desafios propostos.

Entre os deputados que o fizeram destacam-se os líderes parlamentares do PSD e CDS, Luís Montenegro, Nuno Magalhães e Duarte Marques, Isabel Moreira e Edite Estrela do PS, João Semedo, um dos líderes do Bloco de Esquerda, António Filipe, do PCP e Heloísa Apolónia, deputada de “Os Verdes”.

Saúde e Economia familiar nos currículos escolares

O Movimento 2020 anunciou ainda o início da recolha de assinaturas para uma petição que visa introduzir, nos currículos escolares, a disciplina de saúde e economia familiar.

A ideia central passa por crianças e jovens adquirirem competências básicas que lhes permitam alimentar-se no contexto atual, envolvendo conhecimentos em áreas como a segurança alimentar, aquisição, preparação e confeção de alimentos, desperdício alimentar, rotulagem e promoção de estilos de vida. A médio prazo pretende-se, por um lado, diminuir as despesas com o Serviço Nacional de Saúde, diminuindo as prevalências das chamadas "doenças do século XXI", como a obesidade, entre outras e por outro diminuir os desperdícios alimentares, melhorar a gestão dos orçamentos domésticos e juntar saúde à poupança.

Entre os módulos previstos na disciplina proposta estão:

- Conhecimentos teóricos sobre nutrição, necessidades energéticas e nutricionais, segurança alimentar, rotulagem e informação nutricional e efeitos da alimentação ao nível da prevenção da doença e promoção da saúde.
- Como gerir orçamentos familiares – saber comprar alimentos, ter capacidade crítica face aos media e publicidade;
- Como fazer refeições saudáveis e económicas (selecionar, manipular e preparar alimentos);
- Como diminuir os desperdícios alimentares (utilizar sobras de alimentos, saber substituir ingredientes de receitas).

Pretende assim intervir-se na base, ou seja, é fundamental, para a APD e para o Movimento 2020, mudar comportamentos a curto, mas também a médio e longo prazo, mudando-os de forma duradoura. Para isso, é de capital importância começar a mudar mentalidades, para que tenhamos uma sociedade mais sustentável no futuro, para que o Estado e os próprios contribuintes gastem menos com e no Sistema Nacional de Saúde e para que cada cidadão esteja mais capacitado para diminuir desperdícios, aproveitar melhor os recursos existentes, no fundo, para que esteja mais capacitado para viver melhor.


Sobre o Movimento 2020?
O Movimento 2020 é um projeto da Associação Portuguesa de Dietistas, com o objetivo de promover e implementar as boas práticas no que respeita à saúde alimentar e hábitos de vida saudável. Em pleno séc. XXI, a literacia em saúde alimentar ainda escasseia na sociedade portuguesa. Muitos são os hábitos que devemos rever para inverter alguns indicadores preocupantes sobre o nosso estilo de vida. Sabendo da necessidade de implementar e promover boas práticas ligadas à sua alimentação, que contribuem para a nossa saúde e felicidade, a Associação Portuguesa de Dietistas lançou 20 desafios a todos os portugueses (Manifesto).

O Movimento 2020 pretende contribuir para uma sociedade mais esclarecida e predisposta a adoptar os comportamentos que aumentarão o seu grau de felicidade.
O Movimento 2020 inclui, no Conselho Executivo, personalidades como:

  • Ana Nunes de Almeida – Socióloga. Investigadora Coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa;
  • Emanuel Silva – Atleta. Medalhado com a “prata” nos últimos Jogos Olímpicos, realizados em Londres;
  • Cristina Ribeiro - Médica, Assistente Graduada de Clínica Geral, Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina de Lisboa e Assessora do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde;
  • Zélia Santos – Presidente da Associação Portuguesa de Dietistas.

Tem como parceiros as seguintes entidades e personalidades:

  • Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde;
  • Conselho Nacional da Juventude;
  • Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa.


Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente