SPP aposta na formação e-learnig para "Travar o Tabagismo"




Sociedade Portuguesa de Pneumologia aposta na formação e-learnig para "Travar o Tabagismo"



É no âmbito da formação Pós-Graduada da Escola de Pneumologia que a Comissão de Tabagismo da SPP lança a primeira edição e-learning subordinada ao tema "Travar o Tabagismo". Aberta a todos os profissionais com interesse numa intervenção activa na prevenção e cessação tabágica (médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos…), esta é uma formação que se destina a dotar os formandos de um vasto leque de conhecimentos transversais a várias áreas da saúde, no que toca à intervenção breve na cessação tabágica.

Segundo Ana Figueiredo, Coordenadora da Comissão de Tabagismo da SPP "é fundamental tratar a dependência tabágica de uma forma multidisciplinar. Deixar de fumar é um processo que envolve inúmeras áreas da saúde passando pela pneumologia, psicologia até à nutrição". Para este grupo de trabalho da SPP "é necessário questionar todos os fumadores quanto aos seus hábitos tabágicos e mobilizar as várias classes profissionais de saúde e educação para um trabalho baseado na motivação e orientação dos fumadores para as consultas de cessação tabágica."

Apesar da prevalência do tabagismo em Portugal se manter abaixo da média europeia, os últimos dados nacionais apontam para que mais de um quarto da população acima dos 15 anos fume regularmente. O Plano Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, lançado pela DGS em 2012, contempla num dos seus eixos estratégicos "promover e apoiar a cessação tabágica". No entanto, o número de consultas de cessação tabágica a funcionar tem sofrido uma redução marcada nos últimos anos, passando de 223 em 2009 para 116 em 2013. Esta tendência só poderá ser invertida com um investimento na formação de novos profissionais, não apenas pneumologistas, que se dediquem à intervenção em tabagismo, quer breve quer intensiva.

Para Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, "a luta contra o tabagismo tem sido uma das preocupações da SPP que tem mobilizado todos os meios para levar a cabo as mais eficazes políticas de prevenção das doenças respiratórias que têm no tabaco a principal causa. É através destes cursos e da Escola de Pneumologia que  procuramos dinamizar a aprendizagem em áreas cognitivas e promover a aquisição de capacidades e competências técnicas, com a finalidade de melhorar o exercício profissional e a qualidade de prestação de cuidados na área respiratória."

As inscrições encontram-se abertas a partir de www.elearning-sppneumologia.pt

Sobre a Comissão de Tabagismo da SPP:
A Comissão de Tabagismo existe desde 1992, dela fazem parte 64 pneumologistas. Ao longo de mais de 20 anos a Comissão de Tabagismo foi crescendo e actuando em áreas tão distintas como a prevenção, formação, elaboração de normas de actuação no Tabagismo adaptadas à realidade nacional, realização de acções de formação para pessoal de saúde. O objectivo principal desta comissão é ajudar a controlar e tratar a epidemia do tabagismo em parceria com outras sociedades ou organismos envolvidos nesta área.



Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente