Doenças neurodegenerativas




CNS PROMOVE GRUPOS TERAPÊUTICOS DE APOIO AO CUIDADOR E FAMILIAR DE DOENTES NEUROLÓGICOS
·        Doenças neurodegenerativas têm consequências que podem afetar os cuidadores de doentes neurológicos
·        Cuidar de um doente com alterações cognitivas pode tornar-se difícil, exigindo do cuidador uma reestruturação da sua própria vida

O Campus Neurológico Sénior (CNS), centro português dedicado a doenças neurológicas, acaba de anunciar a constituição de Grupos Terapêuticos de Apoio ao Cuidador e Familiar de doentes neurológicos, destinados a melhorar as condições e o entendimento dos próprios no que se refere ao tratamento e acompanhamento de doentes com alterações cognitivas.

Esta iniciativa desenvolvida pelo CNS, tem como objetivo principal proporcionar aos interessados um recurso externo que permite facilitar a troca de experiências, o convívio, a compreensão e a partilha de emoções. Por outro lado, pode ainda funcionar como uma forma de procura de soluções alternativas, que podem, nestas circunstâncias, apresentar-se como uma ajuda eficaz para o dia-a-dia dos cuidadores destes doentes.

As doenças neurodegenerativas têm consequências que podem afetar não só o doente, como também, em consequência, os cuidadores. 

Na maior parte dos casos, o cuidador ou familiar não tem consciência do que o espera e do quanto lhe será exigido no contexto do acompanhamento de doentes neurológicos. Cuidar de um doente com alterações cognitivas pode tornar-se muito difícil, exigindo do cuidador ou familiar uma reestruturação da sua vida (costumes, rotinas, hábitos), comprometendo desta forma, e em consequência o seu bem-estar, para além de criar níveis de stress elevados, tanto do ponto de vista físico como emocional.

Como refere o Prof. Joaquim Ferreira, Diretor Clinico do CNS, "Quanto melhor os cuidadores souberem lidar com as situações que se lhes apresentam, mais estabilidade emocional e funcional terão para enfrentar os problemas e dar o seu contributo, para que todo o percurso assistencial se faça da melhor maneira possível."


Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente