A sua casa é à prova de ruídos?


A nossa casa deve ser o nosso refúgio em todos os sentidos – e no que diz respeito ao ruído também. Afinal, cada vez mais os especialistas alertam para a relação entre a exposição ao ruído e a ocorrência de outras doenças ou problemas como stress, ansiedade, problemas cardiovasculares e até mesmo dificuldades de aprendizagem em crianças. Segundo um estudo da GAES – Centros Auditivos, líder ibérica em reabilitação auditiva, 40% da população sofre de algum tipo de perda auditiva, provocado por fatores externos inerentes ao meio em que o indivíduo está inserido.
Os lares portugueses estão tradicionalmente equipados com eletrodomésticos que na realidade causam imensos ruídos (quem já não se irritou com o vizinho de cima a aspirar ou com o barulho do próprio frigorífico?), mas também devemos ter em conta ruído externo: da rua, do trânsito, das obras…
Para solucionar este problema podemos utilizar alguns truques de revestimento e decoração em casa. A GAES deixa algumas dicas:
- colocar tapetes em várias zonas da casa, de preferência de material felpudo ou de lã, uma vez que absorvem com maior facilidade o som;
-colocar vidros duplos em todas as janelas das divisões da casa: protegem do som até 50%;
-utilizar cortinas: funcionam como elemento decorativo e reduzem os níveis de ruído;
-reforçar as paredes com gesso mais grosso, e decorá-las com quadros, ou papel de parede, o que ajuda a torná-las impermeáveis ao ruído;
-optar por decorar os quartos com mobiliário simples e de material de qualidade: as prateleiras, elementos decorativos e o próprio teto isolam o barulho.
-por fim, colocar borrachas de vedação nas extremidades das portas e janelas das varandas de casa.

Sobre a GAES – Centros Auditivos
A GAES - Centros Auditivos, líder ibérica no setor da correção auditiva, foi fundada em 1949 em Espanha. A sua atividade cobre desde a fabricação de aparelhos auditivos na fábrica própria Microson, até à sua distribuição e adaptação nos centros auditivos GAES. Comercializa também todos os produtos relacionados com proteção auditiva e sistemas complementares de comunicação e é distribuidora exclusiva do implante osteointegrado PONTO, da marca dinamarquesa Oticon. Em Portugal está presente desde 1993, contando com 23 centros auditivos abertos ao público e mais de 150 centros de consulta em parceria com entidades relacionadas com a área da saúde. Atualmente, o Grupo GAES dispõe de uma rede superior a 500 centros auditivos, distribuídos por Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Turquia e Equador.

Sem comentários:

Download do Livro Alimentação Inteligente