Corrida às praias pela prevenção do cancro da pele

                 
Dado o sucesso do projeto Surf Salva, em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que se encontra a percorrer as praias portuguesas a levar formação gratuita sobre salvamento e suporte básico de vida a banhistas, este ano vê o projeto fortalecido ao unir-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) alargando a sua área de atuação à prevenção solar.

Em Portugal, todos os anos, há 10 mil novos casos de cancro de pele, dos quais cerca de 800 são melanomas. Estes valores são alarmantes e aumentam de ano para ano, pelo que este ano o Surf Salva associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro para alargar a sua área de sensibilização à prevenção do cancro da pele.

A campanha arranca no dia 1 de agosto na Praia da Rocha, em Portimão, onde estará a decorrer em paralelo a formação Surf Salva, com o objetivo de sensibilizar os portugueses para a importância de uma exposição solar saudável. Nesta campanha de sensibilização, os 100 primeiros veraneantes a chegar à praia, a partir das 07h30, recebem chapéus-de-sol com proteção ultravioleta (UV), protetores solares Cien Sun e bilhetes infantis (até aos 10 anos) para o Aquashow. 

Esta é uma forma de premiar aqueles que privilegiam a exposição solar em horas “saudáveis”.

A ação vai prolongar-se durante o mês de agosto e nas praias onde estará a decorrer a formação Surf Salva: dia 3 de agosto na Praia dos Pescadores, em Albufeira; dia 21 de agosto na Praia de Carcavelos; dia 22 de agosto, na Praia Urbana da Costa da Caparica.

“A prevenção do cancro da pele é uma das principais preocupações da Liga Portuguesa Contra o Cancro nas diversas ações de sensibilização que promove. Todos os anos, procuramos informar e sensibilizar toda a população para a necessidade de adotar comportamentos responsáveis face à exposição solar”, refere Francisco Cavaleiro de Ferreira, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “Esta ação específica parece-nos essencial por duas razões: conseguimos impactar pessoas no local onde o perigo reside, caso se desloquem à praia no horário indevido; e podemos premiar quem tem estas preocupações e dá o exemplo.”

O Comandante Nuno Galhardo Leitão, do Instituto de Socorros a Náufragos realça, “o Surf Salva é um projeto inovador na Europa, que arrancou o ano passado em Portugal com grande sucesso e que já faz parte da agenda da época balnear. Este ano ao alargar as formações a todos os veraneantes permite-nos aumentar a nossa área de atuação e assegurar praias mais seguras”. 

Para o Lidl “é muito gratificante a empresa estar associada a projetos que têm como missão a prevenção e ajudar a salvar vidas. Este ano, o facto de estendermos as formações Surf Salva a todos os veraneantes e de termos como novo parceiro a Liga Portuguesa Contra o Cancro, permite-nos chegar ainda mais longe transmitindo conhecimentos não só ao nível de salvamento aquático mas também relativos à prevenção do cancro da pele, um flagelo que tem vindo a aumentar todos os anos”.

Paralelamente à campanha de sensibilização nas praias, o Lidl irá disponibilizar informação da LPCC sobre as regras para uma exposição solar saudável em 40 lojas espalhadas de norte a sul do país, com maior afluência durante o verão, para alertar o maior número de portugueses.

Mais informações sobre o projeto e calendarização das iniciativas de sensibilização e formação no terreno estarão disponíveis em www.lidl.pt

Regras para uma exposição solar saudável:


  •  Não se exponha ao sol entre as 11h30 e as 16h30. Horas “seguras” são aquelas em que a nossa sombra é maior do que nós.
  • A radiação ultravioleta (UV) provoca queimadura solar e é cancerígena. Existe mesmo quando o tempo está enevoado.
  • Deve aplicar o protetor solar em casa e renovar a sua aplicação durante a exposição solar (após o banho, jogo na praia, etc.).
  • A aplicação de protetor solar não dispensa a utilização de vestuário apropriado, chapéu que cubra as orelhas e pescoço e óculos de sol para proteger a retina.
  • Pessoas de pele clara, olhos azuis/verdes e cabelos claros reagem ao sol com queimadura solar, por isso devem proteger-se ainda mais.
  • O excesso de radiação solar provoca envelhecimento precoce e cancros de pele, as queimaduras solares na adolescência predispõem para o melanoma (cancro de pele agressivo).



  • Quando está a praticar desporto ou debaixo do chapéu está exposto à radiação UV porque esta é refletida pela água e areia.
  • Deve usar protetor solar na pele não coberta escolhendo um índice de proteção elevado (50 no caso de crianças).


Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro:

​A Liga Portuguesa Contra o Cancro assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia. 

Sobre o Instituto de Socorros a Náufragos:

​Fundado em 21 de Abril de 1892, o ISN é um organismo com fins humanitários e exerce as suas funções em tempo de paz ou de guerra, assistindo igualmente qualquer indivíduo, indistintamente da sua nacionalidade ou qualidade de amigo ou inimigo.

Sobre o Lidl & Cia. - Lojas Alimentares

O Lidl é uma cadeia de distribuição alimentar de origem alemã, cuja existência remonta aos anos 30. Está presente em mais de 25 países, detendo cerca de 10 mil lojas. A comemorar 20 anos em Portugal, o Lidl tem atualmente 240 pontos de venda e 4 entrepostos e continua a apostar na remodelação das suas lojas a nível nacional procurando cumprir a nossa promessa de Mais para Si. A campanha “Há 20 anos no nosso coração”, protagonizada por Marisa Liz dos Amor Electro e por Luis Sequeira, é inspirada no encontro entre o tradicional e o moderno e na proximidade entre gerações.

A responsabilidade social é uma área muito relevante para a empresa que nos últimos 7 anos realizou mais de 2700 doações representando perto de 10 milhões de euros. No ano fiscal passado, em pouco mais de 3 semanas de angariação, o Movimento Mais para Todos ultrapassou o valor de doação de um milhão de euros. 


Mais informações em www.lidl.pt.




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