Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço - A PRIMEIRA ETAPA É FAZER O RASTREIO

RASTREIOS GRATUITOS AO CANCRO DE CABEÇA E PESCOÇO NA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA


A Volta a Portugal em Bicicleta é uma corrida realizada por etapas e a primeira etapa para salvar vidas é fazer um rastreio. Este é o mote da campanha "A PRIMEIRA ETAPA É FAZER O RASTREIO" que o Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço vai realizar com o apoio da Liberty Seguros para assinalar o 2º Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço.


O Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP), por ocasião do 2º Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço, que se assinala a 27 de julho, com o apoio da Liberty Seguros vai estar presente naquela que é a prova mais esperada do Ciclismo nacional, a 78ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, com a campanha "A PRIMEIRA ETAPA É FAZER O RASTREIO".

De 26 de julho a 7 de agosto, o GECCP vai percorrer 1.618,7 km de estrada para realizar rastreios gratuitos ao cancro de cabeça e pescoço, uma doença que em Portugal mata três portugueses por dia e que poderia ser diagnosticada e tratada precocemente se houvesse mais informação e sensibilização da população e dos médicos de medicina geral e familiar no nosso país.

"No início do desenvolvimento da doença, o tratamento destes tipos de cancro pode ter uma taxa de sucesso entre os 80% e 90%. Todos os anos, são diagnosticados entre 2.500 e 3.000 novos casos de cancro de cabeça e pescoço em Portugal e 85% das vítimas são fumadores ou ex-fumadores, daí a importância dos rastreios à doença a pessoas com hábitos tabágicos ou de consumo excessivo de álcool" adverte Ana Castro, médica oncologista e Presidente do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço.

Os rastreios gratuitos são sujeitos a uma inscrição prévia na tenda do Grupo de Estudos e vão ser realizados diariamente nos pontos de chegada de todas as etapas da Volta a Portugal durante o período da tarde, entre as 15h00 e as 17h00.

DATA
CIDADE
LOCALIZAÇAO STAND GECCP
26/07/16
Oliveira de Azeméis (Apresentação das Equipas)
Avenida Dr. Ferreira de Castro
27/07/16
Oliveira de Azeméis
Avenida Dr. Ferreira de Castro
28/07/16
Braga
Av. da Liberdade - Parque da Ponte
29/07/16
Fafe
Praça Mártires do Fascismo
30/07/16
Macedo de Cavaleiros
Parque Municipal de Exposições
31/07/16
Mondim de Basto (Srª da Graça)
Avenida Dr. Augusto Brito
01/08/16
Viseu
Avenida Professor Júlio Fragata
02/08/16
Viseu (Dia de Descanso)
Avenida Professor Júlio Fragata
03/08/16
Guarda
Praça Dr. Francisco Salgado Zenha Jardim Municipal José Lemos
04/08/16
Castelo Branco
Praça do Município
05/08/16
Arruda dos Vinhos
Av. Eng.º Adriano Brito da Conceição
06/08/16
Setúbal
Largo José Afonso
07/08/16
Lisboa
Praça do Município

No stand do Grupo de Estudos vai ainda ser possível assinar a Petição Pública "Reabilitação oral dos doentes com cancro de cabeça e pescoço pelo SNS". Esta Petição, lançada pelo GECCP e pela ASADOCORAL, no âmbito do Dia Mundial de Cancro de Cabeça e Pescoço, pretende levar à discussão na Assembleia da República a cobertura, por parte do Serviço Nacional de Saúde, da reabilitação oral dos doentes de cancro de cabeça e pescoço (cujas terapêuticas obrigam, muitas vezes, à extração de dentes e o SNS não prevê apoios na rehabilitação oral).

A seguradora Liberty Seguros, patrocinadora oficial da 78ª edição da Volta a Portugal e da Camisola Azul, através da disponibilização de espaço solidário no evento junto à Ativação da marca e da sua campanha "Ciclas Solidário", este ano associou-se à causa do Cancro de Cabeça e Pescoço.

O Ciclas, a Mascote da Liberty Seguros, este ano vai ter o formato de porta-chaves e vai estar disponível no stand do GECCP para aquisição em todas as cidades de chegada por onde a Volta a Portugal vai passar, mediante um donativo de 5 euros. A verba angariada com esta ação de solidariedade reverte na íntegra para a prevenção do Cancro de Cabeça e Pescoço.