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Conheça este projeto de transformação - EDIGMA SANUS




A Revista Saúde Hoje entrevistou Miguel Fonseca, Co-Fundador da Edigma, empresa altamente inovadora e que, em mês e meio desenhou e lançou o equipamento SANUS, forte aliado no combate à Covid-19 devido a sua vertente informativa.

 

Revista Saúde Hoje: Quem foi o mentor do projecto Sanus e como surgiu a ideia?

 

Miguel Fonseca, Co-Fundador da Edigma:

O EDIGMA SANUS é um projeto EDIGMA e é, acima de tudo, um projeto de transformação.

Conta a história de uma empresa que se viu debaixo de uma pandemia e que revelou uma enorme capacidade de se reinventar e rapidamente realocar os seus recursos humanos e físicos no desenvolvimento de um novo equipamento. Utilizou o seu conhecimento, de mais de 15 anos no mercado, para desenvolver uma solução capaz de ajudar a combater o vírus, e que serve um propósito maior em cada espaço.

O SANUS, é um equipamento Português, desenhado e criado pela EDIGMA, que possibilita a divulgação de mensagens de sensibilização e comunicação através do ecrã digital e que incluí um dispensador. Com capacidade para 5.000ml de álcool gel - produzido em Portugal e certificado pela DGS - esta solução visa aumentar o sentimento de segurança nos espaços pelos utilizadores e permitir diminuir o risco de propagação.

 

Revista Saúde Hoje: Quanto tempo demorou desde a ideia até implementação do produto?

 

Miguel Fonseca: Se a urgência de transformação é uma característica que deve fazer parte da estratégia de todas as empresas, neste cenário torna-se ainda mais evidente esta necessidade.

Foi com esse sentimento de responsabilidade e sobre o mote “como podemos ajudar a nossa sociedade através do conhecimento intrínseco da EDIGMA?”, que juntamos os recursos humanos e assumimos o desafio de desenvolver este equipamento em tempo record. Desde o seu desenho até ao lançamento, passou cerca de um mês e meio, num cronograma bastante apertado e que só foi possível graças à colaboração de todos os intervenientes.

 

Revista Saúde Hoje: Qual a estratégia da Edigma para este produto?

 

Miguel Fonseca: O foco no desenvolvimento deste produto está nas pessoas, ou seja, no seu utilizador.

Este foco tornou bastante claro como a estratégia devia ser delineada. Orientada para chegar ao máximo de utilizadores possível e garantir a segurança nos espaços públicos.

A estratégia passa por entregar um produto que cumpre com estes requisitos, a um preço acessível – para que este fator não seja impeditivo – e capaz de chegar ao maior número de espaços. Isto apenas é exequível através da versatilidade do produto, que se apresenta com características que se ajustam aos diversos segmentos e com a eficiente ativação dos pontos de contacto da EDIGMA, permitindo chegar aos atuais e potenciais clientes de forma direta e através de revendedores, que nos conferem um maior alcance.

 

Revista Saúde Hoje: Qual o valor do produto e se comercializam somente em Portugal ou em outros países?

 

Miguel Fonseca: O EDIGMA SANUS está neste momento a ser comercializado com 10% de desconto, campanha promocional definida no seu lançamento, em vigor até ao final do ano. Para além deste incentivo de lançamento existem também os valores por quantidades e preços de revenda. Este equipamento está a ser comercializado em Portugal e internacionalmente, contando já com revendedores nacionais e lá fora, como por exemplo na Dinamarca e nos Países Baixos.

 

Revista Saúde Hoje: Qual a importância estratégica do Sanus, para prevenção do Covid-19?

 

Miguel Fonseca: O SANUS está no mercado como uma ferramenta que ambiciona reduzir a propagação do vírus, através da higienização das mãos, que de resto se apresenta como um dos pilares da prevenção contra a pandemia. O ecrã digital de 27 polegadas confere uma

característica diferenciadora face aos restantes dispensadores de álcool gel, sendo um

elemento de comunicação ativo na difusão de mensagens de sensibilização e que acaba

por funcionar como um “call to action” para os utilizadores, não apenas de desinfeção

das mãos mas também sobre as restantes recomendações do SNS e da OMS.

 

Revista Saúde Hoje:  Quantas unidades já foram distribuídas?

 

Miguel Fonseca: Contabilizando apenas em Portugal, o SANUS conta já com dezenas de unidades instaladas. Este número alcançado em poucos meses, comprova o valor acrescentado e a mais valia da solução nas diferentes tipologias de espaços, com unidades que se encontram a funcionar em espaços culturais, corporativos, de retalho e até em embaixadas. Acreditamos na solução e na função que desempenha, pelo que esperamos que continue a responder à necessidade emergente que afeta e ameaça a população mundial, penetrando em mais setores como por exemplo a saúde.

 

Revista Saúde Hoje: Como é feita a exploração de conteúdos?

 

Miguel Fonseca: A maior dificuldade para um cliente que adquire um equipamento que possibilita a exploração do conceito “digital signage”, ou seja, sinalética digital, é sem dúvida os conteúdos que vão ser reproduzidos no equipamento. É habitual recorrer à expressão “O conteúdo é rei” para expressar a sua importância, e como tal devem cumprir um conjunto de características para sejam úteis para a audiência.

Cientes desta necessidade por parte dos nossos clientes, o EDIGMA SANUS já incluí conteúdos exclusivos de sensibilização e prevenção prontos a reproduzir. Todos os meses esses conteúdos são atualizados permitindo ao cliente ter uma abordagem dinâmica na sua mensagem.

O equipamento incluí também um software de gestão de conteúdos – EDIGMA DS – que permite ao cliente, remotamente, fazer toda a gestão do que é exibido, agendar futuros conteúdos e obter todas os dados analíticos das reproduções. 

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