A Revista Saúde Hoje entrevistou Miguel Fonseca, Co-Fundador da Edigma, empresa altamente inovadora e que, em mês e meio desenhou e lançou o equipamento SANUS, forte aliado no combate à Covid-19 devido a sua vertente informativa.
Revista
Saúde Hoje: Quem foi o mentor do projecto Sanus e como surgiu a ideia?
Miguel
Fonseca, Co-Fundador da Edigma:
O
EDIGMA SANUS é um projeto EDIGMA e é, acima de tudo, um projeto de transformação.
Conta
a história de uma empresa que se viu debaixo de uma pandemia e que revelou uma enorme
capacidade de se reinventar e rapidamente realocar os seus recursos humanos e
físicos no desenvolvimento de um novo equipamento. Utilizou o seu conhecimento,
de mais de 15 anos no mercado, para desenvolver uma solução capaz de ajudar a
combater o vírus, e que serve um propósito maior em cada espaço.
O
SANUS, é um equipamento Português, desenhado e criado pela EDIGMA, que possibilita
a divulgação de mensagens de sensibilização e comunicação através do ecrã digital
e que incluí um dispensador. Com capacidade para 5.000ml de álcool gel - produzido
em Portugal e certificado pela DGS - esta solução visa aumentar o sentimento de
segurança nos espaços pelos utilizadores e permitir diminuir o risco de
propagação.
Revista
Saúde Hoje: Quanto tempo demorou desde a ideia até implementação do produto?
Miguel
Fonseca: Se a urgência de transformação é uma característica que deve fazer
parte da estratégia de todas as empresas, neste cenário torna-se ainda mais
evidente esta necessidade.
Foi
com esse sentimento de responsabilidade e sobre o mote “como podemos ajudar a nossa
sociedade através do conhecimento intrínseco da EDIGMA?”, que juntamos os recursos
humanos e assumimos o desafio de desenvolver este equipamento em tempo record.
Desde o seu desenho até ao lançamento, passou cerca de um mês e meio, num cronograma
bastante apertado e que só foi possível graças à colaboração de todos os intervenientes.
Revista
Saúde Hoje: Qual a estratégia da Edigma para este produto?
Miguel
Fonseca: O foco no desenvolvimento deste produto está nas pessoas, ou seja, no
seu utilizador.
Este
foco tornou bastante claro como a estratégia devia ser delineada. Orientada
para chegar ao máximo de utilizadores possível e garantir a segurança nos
espaços públicos.
A
estratégia passa por entregar um produto que cumpre com estes requisitos, a um preço
acessível – para que este fator não seja impeditivo – e capaz de chegar ao
maior número de espaços. Isto apenas é exequível através da versatilidade do
produto, que se apresenta com características que se ajustam aos diversos
segmentos e com a eficiente ativação dos pontos de contacto da EDIGMA,
permitindo chegar aos atuais e potenciais clientes de forma direta e através de
revendedores, que nos conferem um maior alcance.
Revista
Saúde Hoje: Qual o valor do produto e se comercializam somente em Portugal ou
em outros países?
Miguel
Fonseca: O EDIGMA SANUS está neste momento a ser comercializado com 10% de
desconto, campanha promocional definida no seu lançamento, em vigor até ao
final do ano. Para além deste incentivo de lançamento existem também os valores
por quantidades e preços de revenda. Este equipamento está a ser comercializado
em Portugal e internacionalmente, contando já com revendedores nacionais e lá
fora, como por exemplo na Dinamarca e nos Países Baixos.
Revista
Saúde Hoje: Qual a importância estratégica do Sanus, para prevenção do Covid-19?
Miguel
Fonseca: O SANUS está no mercado como uma ferramenta que ambiciona reduzir a
propagação do vírus, através da higienização das mãos, que de resto se
apresenta como um dos pilares da prevenção contra a pandemia. O ecrã digital de
27 polegadas confere uma
característica
diferenciadora face aos restantes dispensadores de álcool gel, sendo um
elemento
de comunicação ativo na difusão de mensagens de sensibilização e que acaba
por
funcionar como um “call to action” para os utilizadores, não apenas de
desinfeção
das
mãos mas também sobre as restantes recomendações do SNS e da OMS.
Revista
Saúde Hoje: Quantas unidades já foram
distribuídas?
Miguel
Fonseca: Contabilizando apenas em Portugal, o SANUS conta já com dezenas de
unidades instaladas. Este número alcançado em poucos meses, comprova o valor
acrescentado e a mais valia da solução nas diferentes tipologias de espaços,
com unidades que se encontram a funcionar em espaços culturais, corporativos,
de retalho e até em embaixadas. Acreditamos na solução e na função que
desempenha, pelo que esperamos que continue a responder à necessidade emergente
que afeta e ameaça a população mundial, penetrando em mais setores como por
exemplo a saúde.
Revista
Saúde Hoje: Como é feita a exploração de conteúdos?
Miguel
Fonseca: A maior dificuldade para um cliente que adquire um equipamento que
possibilita a exploração do conceito “digital signage”, ou seja, sinalética
digital, é sem dúvida os conteúdos que vão ser reproduzidos no equipamento. É
habitual recorrer à expressão “O conteúdo é rei” para expressar a sua
importância, e como tal devem cumprir um conjunto de características para sejam
úteis para a audiência.
Cientes
desta necessidade por parte dos nossos clientes, o EDIGMA SANUS já incluí conteúdos
exclusivos de sensibilização e prevenção prontos a reproduzir. Todos os meses
esses conteúdos são atualizados permitindo ao cliente ter uma abordagem dinâmica
na sua mensagem.
O equipamento incluí também um software de gestão de conteúdos – EDIGMA DS – que permite ao cliente, remotamente, fazer toda a gestão do que é exibido, agendar futuros conteúdos e obter todas os dados analíticos das reproduções.