Avançar para o conteúdo principal

Obesidade Infantil


Obesidade Pediátrica


(Tempo de leitura: 4 minutos)

Conheça um dos maiores problemas de saúde pública que afecta cada vez mais crianças e adolescentes portugueses.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a obesidade como uma doença crónica, em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde. Considerada a epidemia do século XXI, estima-se que a obesidade atinja cerca de 50% da população mundial em 2025 se nada se fizer para combatê-la.

No nosso país o excesso de peso e a obesidade atingem actualmente mais de 30% das crianças em idade escolar, o que coloca Portugal entre os países da Europa com as maiores taxas de prevalência de obesidade pediátrica.

A obesidade é uma doença complexa causada por múltiplos factores, nomeadamente, genéticos, biológicos, comportamentais, psicossociais, ambientais, e outros. A alteração nos estilos de vida a que temos vindo a assistir ao longo das últimas décadas, caracterizada pelo aumento do sedentarismo e dos comportamentos alimentares não saudáveis, destaca-se entre os factores que mais têm contribuído para o aumento da obesidade pediátrica.

As consequências da obesidade infantil
A obesidade pediátrica tem assim contribuído para o aumento de doenças como a diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares, complicações respiratórias, ortopédicas, gastrointestinais e metabólicas na população pediátrica. 

A par destas complicações médicas encontram-se as consequências psicológicas e sociais da obesidade que não são menos significativas. Numa sociedade que valoriza cada vez mais a aparência física, as consequências psicossociais da obesidade manifestam-se na discriminação social de que as crianças e adolescentes com obesidade são alvo, na depressão, baixa auto-estima, auto-imagem negativa, isolamento social, auto-agressão, perturbações do comportamento alimentar (consequente anorexia nervosa ou bulimia), entre outros.

Dada a dimensão desta doença e as suas implicações na vida futura de crianças e jovens, os pais devem procurar ajuda profissional tão cedo quanto possível. Pediatras e médicos de família devem dar início à abordagem terapêutica com o apoio de uma equipa multidisciplinar de profissionais, nomeadamente, nutricionista, especialista em exercício e psicólogo. 

As intervenções fundamentadas na terapia comportamental, com o envolvimento da família e a integração de um programa alimentar e de actividade física, são as mais estudadas e as que mais têm revelado sucesso no tratamento a longo prazo da obesidade pediátrica.

É certo que o tratamento do excesso de peso pode apresentar diferentes níveis de abordagem terapêutica, conforme a respectiva gravidade, no entanto, o objectivo deve ser sempre o da promoção de estilos de vida saudáveis através da modificação dos comportamentos alimentares e de actividade física.
Importa deixar claro que a prevenção e o tratamento da obesidade pediátrica são imprescindíveis e inadiáveis, e devem envolver a participação efectiva e integrada de diversos sistemas e agentes, nomeadamente, a família, a escola, os profissionais de saúde, o governo, a indústria, a própria comunidade e a comunicação social.

Recomendações para os Pais

Comportamentos Alimentares:
1. Proporcione uma alimentação variada e moderada aos seus filhos;
2. Mantenha um horário regular para as refeições; Incentive a ingestão de alimentos saciantes de elevada densidade nutricional (especialmente frutas e hortícolas) e de baixo valor calórico;
3. Diminua as oportunidades de consumo de fast-food, refrigerantes e/ou guloseimas;
4. Reduza a exposição dos seus filhos à publicidade televisiva sobre produtos alimentares.

Comportamentos de Actividade Física:

1. Incentive o aumento do número de horas de actividade física moderada/intensa dos seus filhos (60 a 90 minutos por dia);

2.Aumente as actividades de lazer activo com a família;

3.Reduza o número de horas de televisão e de videojogos (no máximo 1 hora por dia).

Texto: Cláudia Madeira Pereira- Psicóloga Clínica e Investigadora

Mensagens populares deste blogue

Livro de pintar da páscoa

  Para fazer o download do livro de colorir da Páscoa, e personalizar o nome da criança, clique aqui .

ONGLINEX® contra a queda de cabelo

Clique aqui e conheça o método queda de cabelo nunca mais O Inverno está aí! Embora a origem de afecções como a queda de cabelo possa ser motivada por diversas causas, esta é uma época do ano em que este problema ocorre com maior incidência, afectando tanto homens como mulheres das mais diversas idades.  A prevenção e tratamento são, naturalmente, a aposta de quem sente o desconforto deste problema e podem ser feitas ao longo de todo o ano. Para dar resposta a este problema, a MEDINFAR Consumer Health desenvolveu onglinex®, um medicamento não sujeito a receita médica utilizado em dermatologia nas afecções dos cabelos e unhas – alopécias (falta de cabelo), em particular seborreicas, e distrofia das unhas (unhas fracas e quebradiças). onglinex® apresenta como substâncias activas uma associação do aminoácido Cistina com Vitamina B6, que promove o tratamento das afecções das unhas e cabelo. A Cistina, constituinte essencial do cabelo, dos pelos, das unhas e da pele p

Perca peso com saúde - Dieta do Alho

Ingredientes: 350 gramas de alho picado ou esmagado 1 copo de cachaça 1 frasco de vidro com tampa Modo de Preparo: Misture o alho com a cachaça e coloque na geladeira/frigorífico, durante 10 dias. No 11º dia, retire o vidro da geladeira, coe com um peneira bem fininha ou um pano e leve à geladeira /frigorífico por mais 2 dias. No 14º dia, comece a tomar as gotas diariamente, durante as 3 principais refeições diárias. Dia 1 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 1 gota. Almoço: 2 gotas. Jantar: 3 gotas Dia 2 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 4 gotas Almoço: 5 gotas. Jantar: 6 gotas Dia 3 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 7 gotas Almoço: 8 gotas. Jantar: 9 gotas Dia 4 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 10 gotas Almoço: 11 gotas. Jantar: 12 gotas Dia 5 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 13 gotas Almoço: 14 gotas. Jantar: 15 gotas Dia 6 da toma: Café da manhã/pequeno almoço: 16 gotas Almoço: 17 gotas. Jantar: 18 gotas Dia